Dia mundial sem carro

sexta-feira, 2 de outubro de 2009 15:50 Postado por Karla Medeiros


O dia 22 de setembro foi tido como o DIA MUNDIAL SEM CARRO. Tá certo que já passou, mas a campanha continua valendo para todos os dias do ano. E para todos os anos, claro.

No Brasil, Belo Horizonte foi a cidade-sede do evento, que vem aumentando a cada ano. Segundo o site da organização, em 2006, contou com 170 ciclistas.

"O Dia Mundial Sem Carro é um movimento que começou em algumas cidades da Europa nos últimos anos do século 20, e desde então vem se espalhando pelo mundo, ganhando a cada edição mais adesões nos cinco continentes. Trata-se de um manifesto/reflexão sobre os gigantescos problemas causados pelo uso intenso de automóveis como forma de deslocamento, sobretudo nos grandes centros urbanos, e um convite ao uso de meios de transporte sustentáveis - entre os quais se destaca a bicicleta".
(Site DMSC)

As vantagens da bicicleta sobre as outras alternativas de transporte*:

  • Preço acessível;
  • Baixo custo de manutenção;
  • Baixo impacto sobre o meio ambiente;
  • Melhoria da saúde dos usuários - bem estar físico e mental;
  • É ao mesmo tempo, um meio de transporte e de lazer;
  • Não requer combustível;
  • Em congestionamento ou de interrupção de tráfego, o ciclista encontra meios de prosseguir sua viagem;
  • Menor necessidade de espaço público;
  • O custo da infra-estrutura para bicicletas é muito inferior: menor espaço viário e estacionamento, capacidade de suporte da pavimentação, sem falar em sinalização e controle.

Grandes cidades mostram nitidamente a dificuldade de locomoção das pessoas. O tráfego se torna cada vez mais caótico, considerando que existe um aumento vertiginoso da população urbana, bem como o aumento de pessoas adquirindo veículos motorizados. Até porque as ideias de "compre agora", "aproveite a oferta", "você de carro novo" e afins, acabam por influenciar bastante no desejo de se obter um veículo novo ou MAIS UM veículo novo...

Além da falta de espaço, sabe-se que o índice de poluição também tem aumentado. Os poluentes emanados dos escapamentos dos automóveis são grandes ajudadores do temido aquecimento global, problema ambiental que vem alarmando toda a comunidade científica, política e sociedade em geral (teremos um post sobre isso).

O vídeo linkado a seguir explica de uma forma bem simples os efeitos do aumento da concentração urbana e o crescimento dos eventos em prol do ciclismo.

Veja em:
< http://www.abciclovias.com.br/content/view/87/63/ >.


Confira mais detalhes também no site:
<
http://mountainbikebh.com.br/22setembro/index.html >.





____________________________________________________________________________________

* Fonte: < http://www.abciclovias.com.br/content/view/36/54/ >



0 Response to "Dia mundial sem carro"

Postar um comentário