"Formiga atômica em ação!"

sexta-feira, 2 de outubro de 2009 12:41 Postado por Karla Medeiros

Falar em meio ambiente é, hoje em dia, muito comum. Aqueciemtno global, efeito estufa, desmatamento, degelo e tsunami são alguns dos vocábulos inseridos no cotidiano das pessoas - à força, diga-se de passagem. Isso porque só ficaram sabendo os significados de tais palavras depois de estarem frente a frente a alguma/s dela/s. As pessoas que estavam banhando-se no mar da Tailândia não pareciam ter conhecimento do que seria um tsunami - pelo menos a maioria.

Mas o engraçado é ver como todas estas coisas acabam esquecidas pelo ser humano. E é sempre assim: no decorrer de sua passagem pela tragédia, sofre; ao deparar-se com os danos, desespera-se; e aí a mídia aproveita para tirar proveito de tudo isso, é claro. Fala-se daquilo o tempo todo, em todo lugar. Mas aos poucos as notícias vão ficando insuportavelmente repetidas e as pessoas simplesmente começam a ignorá-las. Pronto, é o fim do assunto. Cada um volta à sua vida e que se virem os que sofreram com a tragédia. Esses, é claro, não se esquecem. As marcas de um desastre ambiental em suas vidas emergem em cada sofrido dia para retomar seus bens materiais, conseguidos depois de tanto trabalho.

Que fique claro, contudo, que também fico sensibilizada com estes acontecimentos e que respeito grandemente aqueles que colaboram com os resgates, com o atendimento ao público e com a atualização das notícias. O que me incomoda, na verdade, é o descaso com que muitos por aí lidam com fatalidades do tipo. E o que me preocupa é pensar que as coisas tendem a PIORAR!

Sejamos realistas. Pensemos um pouco mais sobre tudo o que temos ouvido a respeito do meio ambiente. Tudo o que já foi falado e o que se fala não é, definitivamente, em vão. Cabe a cada um, então, refletir e compreender que o ser humano é parcialmente (se não totalmente) culpado por tantas mudanças ocorridas no planeta, desde seu aparecimento. E, a partir daí, cuidar para que estas situações não venham a se repetir com tanta frequência.

Mas o que eu e você podemos fazer? Falar assim parece tão fácil e agir parece ser algo tão inalcançável! Pois é, às vezes eu também penso isso. Confesso já ter tido momentos de plena desilusão ao pensar no futuro bem próximo. Mesmo assim, vou fazendo o que me é possível, trabalhando num efeito formiguinha.

Veja, é bem simples:

eu sozinho = ações aparentemente inúteis;
eu + você + eles = nós;
nós = muita gente;
muita gente = ações impactantes;
ações impactantes = mudanças;
mudanças = mundo melhor!

Diz-se efeito formiga porque este pequeno inseto possui um estilo de vida onde se prioriza o trabalho comunitário, onde cada um tem sua função. Juntando-se o trabalho de cada formiga, tem-se a construção e a manutenção do formigueiro.

Vamos, então, cuidar melhor do nosso "formigueiro" fazendo a nossa parte!

Abraços!

0 Response to ""Formiga atômica em ação!""

Postar um comentário