A história das coisas



Antes de mais nada, vou copiar aqui um pequeno texto sobre a autora deste documentário, encontrado no site Wikiducação:

"Annie Leonard é uma especialista internacional em sustentabilidade ambiental e temas de saúde, com mais de 20 anos de experiência investigando fábricas e depósitos em todo o mundo.

Ela já viajou para mais de 30 países, incluindo o Haiti, Bangladesh, Índia, Filipinas, Paquistão e África do Sul, em seu trabalho de investigação e de promover medidas anti-poluição internacionais. Annie atualmente reside na Califórnia com sua filha.

Em seu documentário "The Story of Stuff" (A História das Coisas) explora a economia global dos materiais e seu impacto sobre a economia, ambiente e saúde"*.

(Wikiducação)

Este vídeo explicita a real situação do nosso atual sistema, que é baseado no consumismo, e mostra as questões que estão escondidas por trás dele. De maneira empolgante, Annie fala às claras sobre como as nossas coisas são produzidas e para onde elas vão depois que as jogamos fora. Baseada nessa questão, comenta sobre a extração, a produção, a distribuição, o consumo e o tratamento do lixo. E, em cada etapa, amplia nossa visão de como elas realmente acontecem.

Por se tratar de um sistema linear, pode-se notar que a extração (o que Annie chama de "palavra pomposa para 'exploração de recursos naturais' e que, por sua vez, é uma "palavra pomposa para 'destruição do planeta'") não é, como aparenta ser, de cunho infinito. Os recursos naturais podem, sim, acabar um dia. Tá certo, poderão dizer por aí que essa é uma visão extremista, mas e quem é que tem certeza de que não acabarão? É por isso que Annie diz que este sistema está em crise, mesmo que pareça estar tudo bem.

Sobre a produção, o vídeo destaca o uso de produtos tóxicos em larga escala, que afetarão diretamente os funcionários da indústria, além de toda a sociedade em seu entorno, quando lança no ar, no solo e na água, seus resíduos industriais. Sem falar no perigo que corremos ao estarmos em contato direto com estes tóxicos ao fazermos uso dos produtos destas indústrias.

A distribuição é outra etapa deste sistema, onde o objetivo principal é "vender todo esse lixo tóxico contaminado o mais rápido possível". Para isso, externalizam-se os custos. Ou seja, "jogam" os custos da produção por aqui e por ali para que o consumidor não pague tanto (o preço final diminui) e assim as vendas são garantidas.

É interessante ressaltar aqui o fato de o ser humano ser tratado como mero consumidor - e só. Como pode ser visto no trecho retirado do vídeo de Annie:

O analista de vendas, Victor Lebboux, articulou a solução que se tornaria a norma de todo o sistema. Ele disse: "A nossa enorme economia produtiva exige que façamos do consumo a nossa forma de vida, que tornemos as compras e o uso de bens em rituais, que procuremos nossa satisfação espiritual, a satisfação do nosso ego, no consumo... Precisamos que as coisas sejam consumidas, destruídas, substituídas e descartadas em um ritmo cada vez maior". O conselheiro econômico do presidente, Eisenhower, disse: "O principal objetivo da economia americana é produzir mais bens de consumo".

Assim, o consumo é tido como o coração desse sistema, pois é o que o impulsiona. Como visto no texto acima, manter as pessoas comprando faz com que tudo pareça perfeito. Contudo, esta maneira de pensar e agir imposta pelos seus idealizadores tem trazido diversos danos à sociedade, como o aumento da marginalização (proveniente da maior diferença social) e a maior incidência de doenças (doenças cardiovasculares, estresse, depressão, diabetes, câncer - todas elas possuem fatores extrínsecos que colaboram com seu desenvolvimento).

Em virtude desse desespero por bens materiais, o ser humano acaba não se contentando com o que tem e sai buscando mais e mais. A correria do dia-a-dia não é em vão, afinal, cada um deve "fazer a sua vida" e "buscar seu lugar ao sol". Exatamente por causa dessa necessidade de se conseguir aumentar seu "status", o consumo se torna vicioso e as pessoas são carregadas por essa onda.

Atrás disso vem o descarte de todo esse material: de onde veio, volta. O problema é que volta cheio de substâncias químicas tóxicas e, muitas delas, acabam ficando acumuladas no solo, no ar e nas águas, ocasionando o aumento da poluição, um problema que afeta não só a localidade onde o lixo foi descartado, mas diversas áreas em seu entorno - já que o tais substâncias são absorvidas pelo solo e são levadas pela chuva e pelos rios. Os chamados lixões são grandes dispersores de poluição e, por isso, em muitos lugares são inseridos os aterros sanitários, onde se tem diminuídos os danos causados pelos lixões ao se enterrar o lixo que ali chega. Todo esse material tóxico também polui o ar, através da incineração, um processo que hoje não é recomendado exatamente por lançar supertóxicos na atmosfera. Tudo isso caractriza a fase final de todo esse sistema - o tratamento do lixo.

Frente a tudo isso, é possível chegar à conclusão de que este sistema está em crise, pois é LINEAR. Isso quer dizer que os recursos naturais são retirados desenfreadamente e os resíduos são devolvidos ao planeta de uma forma que ele não seja capaz de, naturalmente, "recolher toda a sujeira". Entra aqui a questão do DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, que nada mais é do que explorar de maneira consciente, para que as futuras gerações possam usufruir dos benefícios que estamos desfrutando agora. Para isso, é importante diminuir a retirada de recursos, que deve ser feito juntamente com a diminuição do consumo excessivo e, também, em conjunto com a reciclagem e reutilização de materiais.

Assista ao vídeo de Annie e procure refletir sobre a mensagem que ela passa. Pense em sua vida e analise se o que ela diz acontece com você. Se sim, é hora de diminuir a marcha e pensar melhor nos pequenos prazeres da vida, na sua saúde, na sua família. E se você acha que nada do que ela diz lhe convém, mais cuidado ainda! Pode ser um indício de que o poder e a ganância estejam lhe sugando.



Mais em: <
http://www.storyofstuff.com/ >

____________________________________________________________________________________
* Fonte: < http://wiki.educartis.com/wiki/index.php?title=Annie_Leonard >

Greenpeace - "Amazon Place"




"Um pedaço do paraíso destruído para você*!"


____________________________________________________________________

*Fonte: < http://www.youtube.com/watch?v=sR2HUkav7mU >

Segunda Sem Carne

17:32 Postado por Karla Medeiros 0 comentários
A campanha Segunda Sem Carne, uma iniciativa da Sociedade Vegetariana Brasileira, será lançada nos dias 03 e 04 de outubro, no Parque Ibiapuera, em São Paulo.

Consiste em incentivar as pessoas a deixarem de consumir carne uma vez por semana, o que traria benefícios à sua saúde e também à saúde do planeta. Escolheu-se, para isso, as segundas-feiras como dias oficiais sem carne.

O evento trará à tona a necessidade de desenvolver o paladar em relação a outros sabores, temperos e receitas, no intuito de diminuir o consumo de carne pela população como um todo. As crianças são também alvo desta campanha, o que poderá fazer delas futuros consumidores conscientes.

Durante os dois dias, a programação será bastante dinâmica, o que envolve práticas saudáveis e de incentivo à mudança de hábitos. Os participantes poderão assistir a filmes, palestras, fazer aulas de yoga, participar de demonstrações culinárias, além de debater sobre questões ambientais, éticas e de saúde.


Mais adiante falarei sobre vegetarianismo e consumo de carne. Aguardem! :)


VEJA MAIS NOS SITES:

< http://diasemcarne.wordpress.com/ >
< http://www.svb.org.br/segundasemcarne/ >

Dia mundial sem carro

15:50 Postado por Karla Medeiros 0 comentários


O dia 22 de setembro foi tido como o DIA MUNDIAL SEM CARRO. Tá certo que já passou, mas a campanha continua valendo para todos os dias do ano. E para todos os anos, claro.

No Brasil, Belo Horizonte foi a cidade-sede do evento, que vem aumentando a cada ano. Segundo o site da organização, em 2006, contou com 170 ciclistas.

"O Dia Mundial Sem Carro é um movimento que começou em algumas cidades da Europa nos últimos anos do século 20, e desde então vem se espalhando pelo mundo, ganhando a cada edição mais adesões nos cinco continentes. Trata-se de um manifesto/reflexão sobre os gigantescos problemas causados pelo uso intenso de automóveis como forma de deslocamento, sobretudo nos grandes centros urbanos, e um convite ao uso de meios de transporte sustentáveis - entre os quais se destaca a bicicleta".
(Site DMSC)

As vantagens da bicicleta sobre as outras alternativas de transporte*:

  • Preço acessível;
  • Baixo custo de manutenção;
  • Baixo impacto sobre o meio ambiente;
  • Melhoria da saúde dos usuários - bem estar físico e mental;
  • É ao mesmo tempo, um meio de transporte e de lazer;
  • Não requer combustível;
  • Em congestionamento ou de interrupção de tráfego, o ciclista encontra meios de prosseguir sua viagem;
  • Menor necessidade de espaço público;
  • O custo da infra-estrutura para bicicletas é muito inferior: menor espaço viário e estacionamento, capacidade de suporte da pavimentação, sem falar em sinalização e controle.

Grandes cidades mostram nitidamente a dificuldade de locomoção das pessoas. O tráfego se torna cada vez mais caótico, considerando que existe um aumento vertiginoso da população urbana, bem como o aumento de pessoas adquirindo veículos motorizados. Até porque as ideias de "compre agora", "aproveite a oferta", "você de carro novo" e afins, acabam por influenciar bastante no desejo de se obter um veículo novo ou MAIS UM veículo novo...

Além da falta de espaço, sabe-se que o índice de poluição também tem aumentado. Os poluentes emanados dos escapamentos dos automóveis são grandes ajudadores do temido aquecimento global, problema ambiental que vem alarmando toda a comunidade científica, política e sociedade em geral (teremos um post sobre isso).

O vídeo linkado a seguir explica de uma forma bem simples os efeitos do aumento da concentração urbana e o crescimento dos eventos em prol do ciclismo.

Veja em:
< http://www.abciclovias.com.br/content/view/87/63/ >.


Confira mais detalhes também no site:
<
http://mountainbikebh.com.br/22setembro/index.html >.





____________________________________________________________________________________

* Fonte: < http://www.abciclovias.com.br/content/view/36/54/ >



Instituto Akatu - "1/3 de tudo o que você compra vai direto para o lixo"

13:41 Postado por Karla Medeiros 0 comentários


O Instituto Akatu (http://www.akatu.org.br/) promove várias campanhas em prol do meio ambiente. Entre elas está a que nos faz pensar sobre o consumo desenfreado e desorganizado, o que acaba levando ao DESPERDÍCIO de alimentos.

O ineressante dessa campanha é a maneira como eles mostram isso às pessoas: falam numa linguagem informal e empolgada, bem como fazem os comerciais varejistas que enchem nossos olhos - principalmente via televisão. A satirização é engraçada, mas é importante lembrar que traz uma mensagem muito séria.

"A nova campanha pretende motivar o cidadão a responder, de forma positiva, ao desafio de evitar o desperdício de alimentos, contribuindo assim para a desafio global atual da construção da sustentabilidade da vida no planeta".
(Akatu)

Para se ter uma base, no Brasil, 14 milhões de pessoas passam fome, enquanto que 70 milhões estão acima do peso. E, ao mesmo tempo, 39 mil tonedas de comida vão para o lixo todos os dias*. Em São Paulo, 52,5% do lixo domiciliar é composto de matéria orgânica**. Ou seja, restos de alimentos que sobraram no prato, que estragaram na geladeira e na fruteira, além das cascas de vegetais e frutas.

Isso sem contar na quantidade de alimentos estragados durante longas viagens de caminhão e aqueles que sobram nos supermercados. Aliás, é nesse cenário que a gente pode observar o descaso com que as pessoas tratam os alimentos: apertam, amassam, enfiam as unhas, cortam, derrubam no chão... Acabo concluindo que pior do que a falta de conscientização é a falta de EDUCAÇÃO.

Quando você, caro leitor, for ao supermercado, comece a reparar nestas coisas e veja como tenho razão. Pior ainda é quando se tem alguma fruta em promoção. Certa vez minha mãe levou chutes e cotoveladas ao tentar comprar uma melancia recém-chegada do depósito e que estava em promoção.

Peço, então, que procure passar adiante estas informações e ensinar seus familiares, amigos e colegas de trabalho a não agirem de forma inconsciente a respeito dos alimentos que estão à sua frente, prontos para serem levados para sua mesa.

A campaha "1/3 de tudo o que você compra vai direto para o lixo" visa alertar a população sobre este fato e, ainda, mostrar as consequências financeiras para quem não sabe consumir de modo consciente. Afinal, muita gente por aí só começa a pôr a mão na consciência quando se mexe no BOLSO...

O hotsite pode demorar um pouco para carregar (dependendo da sua conexão), mas vale a pena esperar, acompanhar o raciocínio que a campanha oferece e, também, calcular o quanto você desperdiça em um mês, um ano, em cinco e até em dez anos!

O vídeo que adicionei aqui é utilizado como propaganda comercial e está disponível no site, assim como folders e propaganda de áudio para rádio.


Mude seus hábitos e leve esta mensagem adiante!


____________________________________________________________________

* Fonte: Campanha Akatu. < http://www.akatu.org.br/sites/desperdicio/ >

** Fonte: "Tiveron VPM. Gestão de resíduos sólidos no município de São Paulo no período de 1989 a 2000: atores em processo e conflito. [Dissertação de Mestrado]. São Paulo: Procam - Interunidades em Ciência Ambiental/USP; 2001". IN: PHILIPPI JR. et al. Curso de Gestão Ambiental. Pág. 166, figura 5.3. São Paulo: Manole, 2004.

Os animais salvam o planeta

12:49 Postado por Karla Medeiros 0 comentários


Achei muito bacana este vídeo do Animal Planet (Discovery) e resolvi repassá-lo. Nessa versão, são incluídos vários curtas, onde os animais demonstram situações do nosso cotidiano e, em seguida, sugestões de como melhorarmos nossas atitudes.

É um ótimo vídeo para educadores ambientais, professores de Ciências e Biologia, além de pedadogos, passarem para seus alunos, no intuito de praticar o pensamento sobre meio ambiente nas crianças.

No Youtube (www.youtube.com), pode-se encontrar os curtas separados. As legendas estão em português (de Portugal), então não estranhem algumas modificações nos verbetes.

Não deixe de conferir! Enjoy! :)

"Formiga atômica em ação!"

12:41 Postado por Karla Medeiros 0 comentários

Falar em meio ambiente é, hoje em dia, muito comum. Aqueciemtno global, efeito estufa, desmatamento, degelo e tsunami são alguns dos vocábulos inseridos no cotidiano das pessoas - à força, diga-se de passagem. Isso porque só ficaram sabendo os significados de tais palavras depois de estarem frente a frente a alguma/s dela/s. As pessoas que estavam banhando-se no mar da Tailândia não pareciam ter conhecimento do que seria um tsunami - pelo menos a maioria.

Mas o engraçado é ver como todas estas coisas acabam esquecidas pelo ser humano. E é sempre assim: no decorrer de sua passagem pela tragédia, sofre; ao deparar-se com os danos, desespera-se; e aí a mídia aproveita para tirar proveito de tudo isso, é claro. Fala-se daquilo o tempo todo, em todo lugar. Mas aos poucos as notícias vão ficando insuportavelmente repetidas e as pessoas simplesmente começam a ignorá-las. Pronto, é o fim do assunto. Cada um volta à sua vida e que se virem os que sofreram com a tragédia. Esses, é claro, não se esquecem. As marcas de um desastre ambiental em suas vidas emergem em cada sofrido dia para retomar seus bens materiais, conseguidos depois de tanto trabalho.

Que fique claro, contudo, que também fico sensibilizada com estes acontecimentos e que respeito grandemente aqueles que colaboram com os resgates, com o atendimento ao público e com a atualização das notícias. O que me incomoda, na verdade, é o descaso com que muitos por aí lidam com fatalidades do tipo. E o que me preocupa é pensar que as coisas tendem a PIORAR!

Sejamos realistas. Pensemos um pouco mais sobre tudo o que temos ouvido a respeito do meio ambiente. Tudo o que já foi falado e o que se fala não é, definitivamente, em vão. Cabe a cada um, então, refletir e compreender que o ser humano é parcialmente (se não totalmente) culpado por tantas mudanças ocorridas no planeta, desde seu aparecimento. E, a partir daí, cuidar para que estas situações não venham a se repetir com tanta frequência.

Mas o que eu e você podemos fazer? Falar assim parece tão fácil e agir parece ser algo tão inalcançável! Pois é, às vezes eu também penso isso. Confesso já ter tido momentos de plena desilusão ao pensar no futuro bem próximo. Mesmo assim, vou fazendo o que me é possível, trabalhando num efeito formiguinha.

Veja, é bem simples:

eu sozinho = ações aparentemente inúteis;
eu + você + eles = nós;
nós = muita gente;
muita gente = ações impactantes;
ações impactantes = mudanças;
mudanças = mundo melhor!

Diz-se efeito formiga porque este pequeno inseto possui um estilo de vida onde se prioriza o trabalho comunitário, onde cada um tem sua função. Juntando-se o trabalho de cada formiga, tem-se a construção e a manutenção do formigueiro.

Vamos, então, cuidar melhor do nosso "formigueiro" fazendo a nossa parte!

Abraços!

Dia do Biólogo

12:35 Postado por Karla Medeiros 0 comentários

No ano de 2009, mais especificamente no dia 03 de setembro, o profissional BIÓLOGO conquistou 30 anos de regulamentação da profissão e 75 anos do primeiro curso de Biologia no Brasil.


No Brasil, a profissão de Biólogo foi regulamentada pela Lei número 6.684 de 03 de setembro de 1979. Devido a isso instituiu-se o Dia do Biólogo nesta data.


O símbolo do biólogo também mudou. Adquiriu um formato mais moderno e recebeu uma fita de DNA para simbolizar o acesso que o profissional possui ao código genético, que, por sua vez, dá origem à vida - base de estudo deste profissional. Ganhou também uma espiral, que dá ideia de evolução e constante atualização de seus saberes.



JURAMENTO: "Juro pela minha fé e pela minha honra e de acordo com os princípios éticos do Biólogo, exercer as minhas atividades profissionais com honestidade, em defesa da vida estimulando o desenvolvimento Científico, Tecnológico e Humanístico com justiça e paz".


COR DA PROFISSÃO: Azul


COR DA PEDRA: Azul marinho


Mais à frente vou comentar sobre as ÁREAS DE ATUAÇÃO deste profissional. Não deixe de conferir!

Boas-vindas!

12:34 Postado por Karla Medeiros 0 comentários
Olá a todos! Sejam bem-vindos!

Depois de muito tempo protelando a criação de um blog, eis-me aqui! De fato, sempre desejei trocar ideias com as mais diversas personalidades e compartilhar informações com quem quer que seja. Gosto de escrever e tentarei me dedicar a este blog. Já adianto minhas desculpas por ainda não saber usar este serviço, mas espero que com o tempo este pequeno espaço virtual possa ser um local propício a discussões e troca de informações interessantes. Estou disposta a compartilhar meus saberes e a adquirir mais conhecimento, sobretudo na área Ambiental.


Adoro Biologia e estou apaixonada pelas questões ambientais atuais. Me formei ano passado em Biologia/licenciatura e agora estou fazendo Biologia/bacharelado. Não é fácil saber tanto de tudo, já que a Biologia engloba tantas áreas diferentes e requer boa memória para lembrar de tantos nomes (não imaginam o quanto sofro com isso!). Contudo, é emocionante estudar a vida, em todas as suas formas.



Aliás, antes de falar mais, vou apresentar meus objetivos com a criação deste blog.
Primeiro de tudo, quero divulgar o que sei e armazenar tudo em um só local, assim fica bom para quem lê e ótimo para mim, que gosto de tudo bem organizado. Em segundo lugar, quero conhecer mais gente, estabelecer contatos e ampliar minha rede virtual (e por que não pessoal?). Além disso, anseio aprimorar minha comunicação e, também, estabelecer meu lugarzinho neste ambiente virtual.


Bem, espero que gostem e que eu possa fazer jus a tudo o que acabei de dizer!



Obrigada pela visita e voltem sempre!