Instituto Akatu - "1/3 de tudo o que você compra vai direto para o lixo"

sexta-feira, 2 de outubro de 2009 13:41 Postado por Karla Medeiros


O Instituto Akatu (http://www.akatu.org.br/) promove várias campanhas em prol do meio ambiente. Entre elas está a que nos faz pensar sobre o consumo desenfreado e desorganizado, o que acaba levando ao DESPERDÍCIO de alimentos.

O ineressante dessa campanha é a maneira como eles mostram isso às pessoas: falam numa linguagem informal e empolgada, bem como fazem os comerciais varejistas que enchem nossos olhos - principalmente via televisão. A satirização é engraçada, mas é importante lembrar que traz uma mensagem muito séria.

"A nova campanha pretende motivar o cidadão a responder, de forma positiva, ao desafio de evitar o desperdício de alimentos, contribuindo assim para a desafio global atual da construção da sustentabilidade da vida no planeta".
(Akatu)

Para se ter uma base, no Brasil, 14 milhões de pessoas passam fome, enquanto que 70 milhões estão acima do peso. E, ao mesmo tempo, 39 mil tonedas de comida vão para o lixo todos os dias*. Em São Paulo, 52,5% do lixo domiciliar é composto de matéria orgânica**. Ou seja, restos de alimentos que sobraram no prato, que estragaram na geladeira e na fruteira, além das cascas de vegetais e frutas.

Isso sem contar na quantidade de alimentos estragados durante longas viagens de caminhão e aqueles que sobram nos supermercados. Aliás, é nesse cenário que a gente pode observar o descaso com que as pessoas tratam os alimentos: apertam, amassam, enfiam as unhas, cortam, derrubam no chão... Acabo concluindo que pior do que a falta de conscientização é a falta de EDUCAÇÃO.

Quando você, caro leitor, for ao supermercado, comece a reparar nestas coisas e veja como tenho razão. Pior ainda é quando se tem alguma fruta em promoção. Certa vez minha mãe levou chutes e cotoveladas ao tentar comprar uma melancia recém-chegada do depósito e que estava em promoção.

Peço, então, que procure passar adiante estas informações e ensinar seus familiares, amigos e colegas de trabalho a não agirem de forma inconsciente a respeito dos alimentos que estão à sua frente, prontos para serem levados para sua mesa.

A campaha "1/3 de tudo o que você compra vai direto para o lixo" visa alertar a população sobre este fato e, ainda, mostrar as consequências financeiras para quem não sabe consumir de modo consciente. Afinal, muita gente por aí só começa a pôr a mão na consciência quando se mexe no BOLSO...

O hotsite pode demorar um pouco para carregar (dependendo da sua conexão), mas vale a pena esperar, acompanhar o raciocínio que a campanha oferece e, também, calcular o quanto você desperdiça em um mês, um ano, em cinco e até em dez anos!

O vídeo que adicionei aqui é utilizado como propaganda comercial e está disponível no site, assim como folders e propaganda de áudio para rádio.


Mude seus hábitos e leve esta mensagem adiante!


____________________________________________________________________

* Fonte: Campanha Akatu. < http://www.akatu.org.br/sites/desperdicio/ >

** Fonte: "Tiveron VPM. Gestão de resíduos sólidos no município de São Paulo no período de 1989 a 2000: atores em processo e conflito. [Dissertação de Mestrado]. São Paulo: Procam - Interunidades em Ciência Ambiental/USP; 2001". IN: PHILIPPI JR. et al. Curso de Gestão Ambiental. Pág. 166, figura 5.3. São Paulo: Manole, 2004.

0 Response to "Instituto Akatu - "1/3 de tudo o que você compra vai direto para o lixo""

Postar um comentário