Muito criativo o trabalho que o Grupo Pão de Açúcar vem fazendo em sua rede de supermercados: o caixa verde. Essa ideia está dando certo, e por isso muitas lojas estão aderindo a ela.O objetivo é simples: deixar ali todas as embalagens recicláveis dos produtos que acabaram de ser adquiridos na loja, assim que passam pelo caixa. E é ali mesmo que o cliente pode fazer a sua parte, abrindo os pacotes e colocando na sacola - retornável, que fique frisado - somente o que realmente interessa: o produto. Só é preciso tomar cuidado para não se esquecer de olhar a data de validade dos produtos! Tudo o que é importante para a pessoa saber ao consumi-lo está na embalagem de fora (como as caixas de cereais matinais, por exemplo).
Se a pessoa não tem o hábito de separar o lixo em sua casa, acaba sendo mais difícil para ela se acostumar à nova atitude. Contudo, estando em público e dentro de uma "loja verde", acredito que o consumidor vai acabar adotando esse novo hábito. Creio que, se todos os supermercados do país fizessem o mesmo, muito lixo-que-não-é-lixo seria poupado de ir para aterros e lixões, onde demoram muito tempo para se decomporem e
Além disso tudo, a matéria prima é poupada, diminuindo a retirada de recursos naturais e finitos da natureza para produzir mais. Parece um tanto utópico falar assim, mas se essa atitude fosse global, estaríamos de fato agindo sustentavelmente.
A pessoa que se compromete e faz sua parte ganha desconto no ato da compra. Não é lá um descontão, mas qualquer moedinha a mais no bolso é vantagem. É pena que muita gente só coloque a mão na consciência quando seu dinheiro é poupado frente a uma atitude sustentável, mas isso se torna um empurrãozinho para que o consumidor entre na dança dos poupadores de lixo.
Lixo que, aliás, se torna objeto de trabalho de muita gente depois que sai do caixa verde. Cooperativas e empresas de reciclagem também saem ganhando, tanto quanto pais de família que passam a trabalhar ali e trazer mais esperança para suas casas.
Sem contar o ganho de todos, né? Afinal, atitudes como essa passam a incorporar o cotidiano das pessoas e fazê-las mais conscientes e presentes na hora de cuidar do planeta - e das futuras gerações, o que é o principal objetivo do desenvolvimento sustentável.
Espero que a ideia do caixa verde se espalhe e e torne algo comum na vida de todas as pessoas, e não só dos ambientalistas e "eco-chatos".
Fontes:
http://www.grupopaodeacucar.com.br/meioambiente/default_area.asp?idNoticia=6967&cod_area=8
http://www.paodeacucarverde.com.br/?m=200912

Postar um comentário